domingo, 16 de outubro de 2016

Suplementos.emp.br

Albumina
É um suplemento bastante utilizado pelo meio culturista. Trata-se de um tipo de proteína que é encontrada em ovos de forma abundante e também nos músculos e no sangue. Possui um alto valor biológico e se torna importante para os atletas que querem realizar uma dieta hiperproteica. Ela é mais importante para facilitar a recuperação do organismo do que exatamente para o aumento da massa muscular. Auxilia na manutenção de níveis relevantes de proteína na dieta, evitando o catabolismo.

Pode causar problemas renais e hepáticos se for consumida de forma prolongada. A albumina é conhecida em relação ao mito de engordar; porém, não há estudos que comprovem isso. O que ocorre é um inchaço provocado por gases que algumas pessoas podem ter e podem surgir também as acnes.

Creatina
É um composto de aminoácidos (arginina, metionina e glicina) encontrado em fibras musculares, no cérebro e, principalmente, em carnes. Trata-se de um suplemento alimentar muito consumido no mundo. O seu nome vem da palavra grega kreas que significa carne. Está disponível principalmente na forma de pó, mas também pode ser encontrado em versão líquida ou em tabletes. A produção tão incessante do produto ocorre principalmente porque é difícil retirar a substância de alimentos como as carnes e os peixes.

Em abril de 2010, a ANVISA liberou a comercialização da creatina, mesmo não recomendando seu uso. Em 2005, a substância havia sido proibida devido à falta de estudos referentes ao efeito na saúde dos usuários. Para o órgão, a liberação ocorreu, pois houve mais estudos sobre a substância, sendo que em seu rótulo deve conter as seguintes mensagens: “O consumo de creatina acima de 3g ao dia pode ser prejudicial à saúde” e “Este produto não deve ser consumido por crianças, gestantes, idosos e portadores de enfermidades. O órgão também limita o consumo de 3g por dia.



O Brasil foi o último país a liberar a comercialização do produto. Um dos seus benefícios mais importantes é a explosão de força, pois ela consegue aumentar o desempenho de um atleta em um curto espaço de tempo. Porém, a creatina age dando volume ao músculo porque ela cresce a capacidade das células musculares na absorção de H2O. Dessa forma, há uma ilusão de muito ganho muscular; porém, não é o que ocorre.

BCAA


São aminoácidos de cadeia ramificada encontrados em carnes e não são produzidos pelo corpo humano. O uso dele pode ser associado à melhora nos processos anabólicos e antianabólicos e podem ter resultados como a produção de energia e a recuperação muscular. Os BCAA's também são conhecidos por melhorar as capacidades mentais e fortalecedor da função imunológica. A ANVISA atesta que a substância não apresenta risco à saúde de quem o consome; entretanto, deve ser utilizado de forma moderada com o acompanhamento de um médico e um nutricionista.

Cafeína
É um estimulante do sistema nervoso e pode ser encontrado nos chás, cafés, guaraná e refrigerantes. É utilizado para minimizar o esforço do atleta, pois ele modifica a percepção da dor, e dessa forma, pode causar uma melhora no desempenho. Possui efeito lipotrófico (emagrecedor) que pode estar associado à liberação de adrenalina, além de promover a lipólise, ou seja, a queima de gordura. Porém, a liberação da adrenalina pode acontecer em quantidades perigosas e o uso excessivo da cafeína pode prejudicar a hidratação do atleta.

DHAP
Substâncias chamadas Dihidroxiacetona fostato, o DHAP é um composto que faz parte do metabolismo da glicose e dos lipídios. Pode causar problemas no intestino.

Glicerol
É um composto orgânico que compõem os triglicerídeos e são utilizados em atividades realizadas em ambiente mais quente por um longo período, pois ele retém água, evitando que o organismo fique desidratado. Entretanto, não há estudos comprovados sobre a eficácia da substância no desempenho atlético.

Multivitamínicos (Polivitamínicos)
É qualquer preparo que contenha mais de um tipo de vitamina e pode ser encontrado na forma de comprimido e injeção. A utilização dessa substância é importante para aqueles que não possuem uma dieta balanceada ou possuam certas necessidades de nutrição como as gestantes e os idosos. O médico deve ser consultado previamente porque algumas deficiências de vitaminas somente podem ser tratadas por um especialista.

Eles podem ser tornar tóxicos se o consumo do produto for feito de forma excessiva, principalmente vitamina A, vitamina D, vitamina B6, ferro e potássio. Os multivitamínicos podem ser encontrados nas seguintes formas:

Multivitamínicos em tabletes: Contém vitaminas e minerais que suprem a necessidade de micronutrientes.

Multivitamínicos em cápsulas: Vitaminas e minerais para suprir a necessidade diária. É mais utilizado por ser mais fácil de ingerir.

Multivitamínicos para maiores de 50 anos: São vitaminas e minerais que suprem as necessidades especiais referentes aos micronutrientes em pessoas com mais de 50 anos. Suplementos

Nenhum comentário:

Postar um comentário